Iron Maiden: Piece of Mind

1983 é um ano interessante para o rock e para o metal, tanto no Brasil quanto no mundo.

É o ano do surgimento dos Titãs, do Capital Inicial, Sepultura e lançamento do primeiro álbum dos Paralamas (que não é algo que eu costumo chamar de rock, mas vá lá). Metallica e Slayer lançam seus primeiros álbums _ Kill'em All e Show no Mercy respectivamente _ Mustaine expulso do Metallica cria o Megadeth. Bon Jovi e Red Hot Chili Peppers também são criados.

E claro, o Maiden lança seu quarto álbum de estúdio: Piece of Mind!

Piece of Mind


1983 - Piece of Mind

Where Eagle Dare abre o álbum. A música é inspirada no romance de mesmo nome do escritor escocês Alistair Maclean (1922-1987). A obra Where Eagles Dare virou um filme de guerra em 1968, com atuações de Clint Eastwood e Richard Burton. 

No filme um general do exército dos EUA é capturado pelos nazistas, e mantido preso em uma fortaleza nos Alpes no Sul da Bavaria, Schloss Adler _ Castelo das Águias em deutch.

Aqui o trailler do filme _ colorido e com efeitos espetaculares, para época.



Kundalini
Analisar e compreender o som Revelations dá um post aparte, pois Bruce, inspirado pela obra do escritor e ocultista inglês Aleister Crowley (1875–1947) _ é o Mr. Crowley citado por Ozzy em Blizzard of Ozz _ faz referências as suas teorias, além de citar elementos hindus.

Uma das referências é "The venom that tears my spine", que diz respeito ao Yoga. Dizem que há uma energia primordial em nossos corpos, e ele se localiza na base da coluna, Kundalini (que vem do sânscrito e quer dizer enrolado ou espiral) deve ser despertada para que consigamos atingir a iluminação, o Samadhi.

Mas isto é a grosso modo, tem muito mais coisas nestes meio.

Flight of Icarus nos remonta a mitologia grega, na conhecida história de Ícaro, filho de Dédalo, que queria deixar Creta voando com asas de cera. Ambos fugiram do labirinto do Minotauro voando, porém, Ícaro não ouviu as recomendações do pai: que não voasse muito próximo ao sol. O filho não ouviu o pai e suas asas derreteram ao voar próximo ao sol, ele caiu no mar Egeu e morreu =/

Die with your boots on fala sobre profetas do desastre, aqueles líderes que querem amedrontar as pessoas com suas profecias autorrealizáveis. Este fenômeno consiste em criar um prognóstico (partindo muitas vezes da falácia do declive escorregadio), ele se torna crença e por causa da crença das pessoas, e de suas atitudes ele acaba se realizando. 

The Trooper é a próxima grande faixa, um sucesso do Maiden. Quem já assistiu shows do Maiden, seja ao vivo, ou video, verá que normalmente neste som Bruce se veste como um soldado inglês e tremula uma bandeira inglesa (e claro, corre de um lado para o outro do palco).

O som nos leva para a Guerra da Criméia, de 1853 até 1856. Esta guerra teve de um lado o Reino Unido, Império Otomano (Turquia), França e Reino da Sardenha (Itália) contra o Império Russo que desejava aumentar sua influência nos balcãs.    

Mas o que de fato inspirou este som foi o poema "The Charge of the Light Brigade", de Alfred Lord Tennyson, que fala da Batalha de Balaclava. No começo do clip de The Trooper contem esta passagem do poema:


"Half a league, half a league,
Half a league onward,
All in the valley of Death
Rode the six hundred.
'Forward the Light Brigade!
Charge for the guns!' he said:
Into the valley of Death
Rode the six hundred."



Esta passagem é de uma investida feita pela Cavalaria Ligeira comandada por Lord Cardigan contra os russos após um problema de comunicação entre os comandantes do exército. Eles atacaram legiões russas com aproximadamente 670 homens, destes ficaram apenas 195 com cavalos para prosseguir.

Aqui o filme "A Carga da Brigada Ligeira", de 1936.

Still Life fala sobre um cara qualquer que fica atraído por uma piscina, com o qual ele tem pesadelos e vê rostos, no fim da música o cara pula e morre afogado. Existem outras teorias, mas nenhuma delas é corroborada na letra ou por nenhum dos compositores.

Quest For Fire é um romance de J.-H. Rosny Aîné (1856–1940) e um filme francês do diretor Jean-Jacques Annaud's, lançado em 1981. Este filme, da pré história, conta a saga de três tribais que vão atrás do fogo que fora perdido por sua tribo.

Aqui um trailler do filme. 

Sun and Steel fala sobre o samurai Miyamoto Musashi (1584?–1645). Ele matou seu primeiro inimigo aos 13 anos, e criou o estilo de luta Niten ichi-ryū, que é lutar com duas espadas. Também é o escritor de o Tratado dos Cinco Anéis, algo parecido com a Arte da Guerra, do china Sun Tzu.


Finalmente, o álbum se encerra com To Tame a Land, inspirada na ficção cientifíca Dune, de Frank Herbert's (1920–1986) lançado em 1965. O filme Dune foi lançado em 1984, com direção de David Lynch.

E por que a música se chama To Tame a Land e não Dune? Segundo Bruce, Frank não gostou da ideia e ameaçou processar a banda e impedir o lançamento do álbum se a música não tivesse seu nome trocado.

Azar o dele, a música é muito mais legal =P

Trailler de Dune.

Piece of Mind - 1983



1. Where Eagles Dare
2. Revelations
3. Flight of Icarus
4. Die With Your Boots On
5. The Trooper
6. Still Life
7. Quest For Fire
8. Sun And Steel
9. To Tame A Land

Formação
Bruce Dickinson - Vocalista
Steve Harris - Baixo e Backing Vocals
Dave Murray - Guitarra
Adrian Smith - Guitarra e Backing Vocals
Nicko McBrain - Bateria

Álbum anterior:
[1982] The Number of the Beast

Próximo álbum:
[1984] Powerslave

Postar um comentário

1 Comentários

  1. Nossa, é muito conteúdo. Os discos do Iron Maiden são realmente uma ótima fonte de informações culturais.

    ResponderExcluir